logo RCN
LETRINHAS DO RDB

Andomar, que andava na Estrada da Ilha

Pelos lados de Pirabeiraba, no início dos anos 1970, surgiu um time de futebol com as cores rubro-negras. Foi logo ganhando jogos e campeonatos, começando pelo TIR (Torneio da Integração Rural) e culminando com a Segundona da Liga Joinvilense de Futebol. Conseguiu, em tempos diferentes, contar com dois craques do JEC – Chico Samara e Tonho Cabeça de Fé, além de muitos craques do futebol amador, entre eles Voimir e Canuto, Bibe, Eduardo, Daniel e uma infinidade de talentos.

O destaque mesmo começou com a pessoa que teve a ideia para iniciar tudo isso. Era o comerciante Andomar Schramm. Ele abriu sua casa comercial, um misto de secos e molhados, restaurante e até salão de bailes. Lá era o ponto de encontro de poucos filhos da região de Pirabeiraba que integraram o time, junto com os forasteiros que trouxeram a alegria para as tardes de domingos com a bola rolando.

Andomar, com seu fiel escudeiro Albano Bayer, motorizou o Da Ilha, que passou a ser o primeiro time do amadorismo de Joinville que passou a ter um veículo – uma Kombi – para levar e trazer os jogadores e seus familiares. Onde estava o Da Ilha aparecia aquela Kombi com o escudo rubro-negro bem na sua dianteira.

A única foto encontrada do patrono do rubro-negro é de uma reportagem do distante ano de 1976, na edição de 7 de julho do Jornal de Joinville. Este foi o primeiro contato que tive com Andomar e a história do Da Ilha. Fico feliz por ter na lembrança as diversas vezes que por lá estive.

A ausência de Andomar resultou na saída de campo da camisa rubro-negra do Da Ilha. A sede já não pertencia mais a família Schramm. E junto também se foi o campo, com o pomposo nome de Estádio Andomar Schramm. Os gols e as conquistas ficaram no passado, lá nas bandas da Estrada da Ilha.

Andomar, comerciante e desportista do distrito de PirabeirabaFoto: imagem copiada de edição do Jornal de Joinville de 1976

- - - - - - - - - - -

Esta é uma das crônicas que fazem parte de uma futura publicação, que terá o nome de “Glória´s do Menino Jornalista”, uma coletânea com mais de 600 textos em que relato fatos marcantes de minha vida e a trajetória no jornalismo joinvilense e catarinense. Apoiadores e patrocinadores são bem-vindos.

Aguardo seu contato para prestar mais detalhes, através do e-mailrdbjoinville@gmail.com

Eleições ou sorteio - Desafio à vista Anterior

Eleições ou sorteio - Desafio à vista

Moleque dos campos do Iririú Próximo

Moleque dos campos do Iririú

Deixe seu comentário